Telefone: (17) 3572-9900 ou Fale pelo WhatsApp

Domingo
20 de Setembro

4 de agosto de 2017

 266 

Pindorama, Santa Adélia e Catanduva promovem mesa redonda ambiental

Pindorama, Santa Adélia e Catanduva promovem mesa redonda ambiental

Como primeira ação do Convênio Intermunicipal para Preservação Ambiental, representantes dos municípios de Pindorama, Santa Adélia e Catanduva realizaram nessa terça feira, dia 1o de agosto, uma mesa redonda sobre a situação real de áreas reflorestadas e cadastramento no sistema SARE ((Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica).

Esta ação inicial foi realizada com representantes do setor sucroalcooleiro, uma vez que esse setor representa um fatia significativa do setor produtivo na região dos municípios envolvidos. Embora a atividade de reflorestamento com espécies de áreas nativas seja muito grande nos municípios, foi levantada a questão de que o não cadastramento das áreas já reflorestadas tem levando a uma situação irreal onde esses municípios aparecem com uma área reflorestada muito menor do que a real.

A ideia é formar um grupo ativo que implante ações concretas de preservação, capacitação e recomposição ambiental além de manter um diálogo constante entre o setor privado, os gestores municipais e a população em geral. Além de representantes dos municípios estiveram presentes técnicos das usinas Grupo Virgolino de Oliveira, Usina Colombo, Usina São Domingos, Usina Nardini, Grupo COFCO Agri, Associação de Fornecedores de Cana da Região de Catanduva, ONG ASA de Proteção Ambiental, Ong CAPIN (Centro de Estudos Agroambientais de Pindorama) e APTA Regional.

Como meta a curto prazo o grupo pretende realizar já nos próximos meses um curso de capacitação sobre o sistema SARE da Secretaria Estadual de Meio ambiente e iniciar imediatamente o cadastro de áreas que já foram reflorestadas nos municípios nos últimos anos.