Telefone: (17) 3572-9900 ou Fale pelo WhatsApp

Sexta-Feira
16 de Abril

O que é COVID-19 ?

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.

Fonte:https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid

sintomas

A grande maioria dos infectados vai apresentar sintomas respiratórios parecidos com os de uma gripe...

TOSSE E NARIZ ENTUPIDO

CANSAÇO

FEBRE

DORES NO CORPO

PREVINA-SE

Sempre lave as mãos

Esfregue as mãos com água e sabão por aproximadamente 40 segundos. Lave entre os dedos, as costas da mão, os polegares e os punhos. Caso não tenha acesso à água e sabão, faça a higienização com álcool gel ou líquido 70%.

Cubra o rosto para tossir/espirrar

Utilize um lenço de papel descartável para cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir. Se não houver, utilize a parte interna do cotovelo para cobrir o rosto, flexionando o braço.

Evite espaços cheios

As gotículas que carregam o vírus podem ser expelidas para o ar. Por isso, mantenha distância de pelo menos um metro de outras pessoas, sobretudo as que apresentam sintomas.

Fique em casa

O ideal é permanecer em casa durante o período mais crítico da infecção. Por isso, se você não precisa sair para trabalhar, fique dentro de casa.

É fundamental relembrar que durante a quarentena ninguém deve sair à rua sem razão essencial.

Não toque o rosto

Nunca encoste nos olhos, nariz ou boca sem higienizar as mãos imediatamente antes.

Elas podem conduzir o vírus de uma superfície infectada até as áreas mais sensíveis ao contágio

Fonte: https://www.medicina.ufmg.br/coronavirus/

Verdades e Mentiras

Fonte: https://www.medicina.ufmg.br/coronavirus/verdades-e-mentiras/

fonte: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/coronavirus-covid-19/coronavirus-todas-as-noticias/6085-prevencao-e-a-principal-medida-para-o-combate-a-covid-19

material informativo para cuidados a serem tomados

https://portal.fiocruz.br/video/orientacoes-para-prevencao-da-covid-19-para-idosos