Quarta-Feira
23 de Setembro

16 de outubro de 2017

Campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado

O descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera. Então, surge a questão: o que fazer com o óleo de cozinha usado? Bem, atualmente, a melhor opção é realizar a coleta seletiva desse óleo, colocando-o em garrafas PET e destinando-as à reciclagem.

Essa reciclagem do óleo de cozinha usado pode ser feita em casa mesmo ou podemos levá-lo para postos de coleta que os destinarão a associações e empresas que farão a sua reciclagem.

O objetivo dessa campanha é arrecadar óleo usado e dar a destinação correta, transformando-o em sabão e seus derivados ou em biodiesel. Somente teremos êxito nesta empreitada se conseguirmos o comprometimento da população em colaborar tendo o propósito maior em prol do meio ambiente e a não poluição de nossas águas.

Em Pindorama a população pode trocar 6 litros de óleo de cozinha usados por 1 litro novo. A troca é feita recebendo-se o óleo usado armazenado em bombonas de plástico ou garrafas PET nos postos de coleta do município que são: a Biblioteca Municipal de Pindorama, Centro de Zoonoses, EMEF Ulysses Contreras Ferreira, Sub-prefeitura do distrito de Roberto e EMEI Padre Simon. O material coletado nos pontos de coleta é em seguida recolhido pela empresa Fertibom para o reaproveitamento e transformação em biodiesel. Vale ressaltar ainda, que no município de Pindorama, essa campanha de reaproveitamento do óleo é contínua, sendo assim, todo o óleo gerado nas residências pode ser depositado em algum ponto de coleta ao longo de todo o ano.